Fale conosco: (11) 4012-4680
Uniformes Funcionais

3 dicas para você não errar na compra dos uniformes

Não dá para pensar em uniforme sem antes pensar na aparência, no conforto e na funcionalidade. Por isso, preparamos uma série de 3 posts para auxiliá-los na decisão da melhor escolha para o uniforme de seu time de colaboradores.

  • Você acha seu uniforme confortável?
  • Você acha que o seu uniforme oferece proteção e segurança no seu ambiente de trabalho?
  • Você gosta da aparência do seu uniforme?

Antes de definir como será o modelo do seu uniforme, é necessário levar em consideração alguns quesitos básicos, tais como, ambiente de cada local de trabalho, nível de periculosidade da função, temperatura do ambiente (que determinará na escolha do tecido), luminosidade e agentes externos, como nível de sujidade, umidade, agentes químicos, etc. Além disso, o uniforme não é uma simples peça de roupa que o colaborador vai usar para sair de casa e ir trabalhar, é mais que isso, é como a imagem corporativa de sua empresa vai ser vista pelo mercado, clientes e fornecedores.

O projeto de criação do uniforme tem que ser algo bem estudado e planejado, parece ser simples, mas não é! É preciso pensar no colaborador que utilizará o uniforme e se ele vai sentir-se bem e confortável com a peça na execução das tarefas de sua função, mas para isso, primeiramente é necessário que seu colaborador entenda qual a importância do uso do uniforme.  Algumas empresas já contam com comissões para envolver os funcionários na escolha dos uniformes. Esta é uma maneira que as empresas encontraram de conseguir apoio e engajamento dos colaboradores no desenvolvimento do projeto de uniformização.

Todo projeto deve levar em consideração alguns requisitos tais como: Funcionalidade, Nível de periculosidade e Aparência.

Uniformes Funcionais

Hoje falaremos da funcionalidade.

Funcionalidade

O ambiente e o local de trabalho é um aspecto importante para a concepção de criação do projeto de uniformização. Segurança e bem estar do trabalhador são levados em conta, o que determinam a escolha e tipo de tecido que devem possuir alguns atributos específicos para atender as necessidades locais.

Os uniformes para restaurante e cozinha, por exemplo, devem ter propriedade de repelência ao óleo e a água, permanecendo assim sempre impecáveis, reforçando a imagem de limpeza do estabelecimento.

Nos uniformes para hotéis e companhias aéreas, as escolhas dos tecidos se distinguem por peças contemporâneas e uniformes sociais, que podem ganhar acabamentos especiais, sofisticação, através da aplicação de atributos que sejam tendências da época, e aplicação de tecidos tecnológicos que mantenham boa aparência mesmo após um longo dia de trabalho.

Já nos uniformes para cozinha de hospitais, os tecidos indicados são os antimicrobiais que diminuem a probabilidade de contaminação e os “não tecidos”, que são extraídos das fibras naturais, podendo ser reciclados e sintéticos. Eles são laváveis, duráveis, e resistentes à maioria das substancias químicas.   O grupo saúde se distingue por peças que seguem uma linha leve, com recortes e detalhes neutros e discretos, peças que proporcionam bem estar e conforto visual.

Nos setores de atendimento ao público os mais indicados são os tecidos mais finos com gramaturas menores, que garantem aparência impecável. As fibras sintéticas neste cenário se destacam pelos benefícios que oferecem como, fácil lavagem, secagem rápida, elasticidade e resistência ao desbote, além do conforto que hoje já pode se obter de tecidos mesmo em fibras sintéticas.

Para funcionários que trabalham no trânsito como policiais, garis, motoboys ou entregadores são recomendados o uso de cores fortes com fatores de luminância que atendam as necessidades da NBR de Alta Visibilidade 15292, isto para ambientes com movimentação de veículos e cargas que geram complexidade visual diurna. Já para ambientes de complexidade visual noturna não se pode dispensar o uso das faixas retrorefletiva.

Em síntese podemos concluir que para cada projeto de uniformização existe uma necessidade diferente. Os atributos, modelos, aviamentos e tecidos devem ser pensados em conjunto com as especificidades de cada trabalho, está é a forma adequada de garantir uniformes modernos e funcionais para execução de cada tarefa.

Fique ligado para não perder a próxima dica!

No próximo post falaremos sobre a segurança que os uniformes podem oferecer no ambiente de trabalho.

Até lá.

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BACK