Fale conosco: (11) 4012-4680
Uniformes

Uniformes: 5 dicas para você acertar na escolha do tecido

Uniformes:  “‘5 dicas para você acertar na escolha do tecido”, é mais uma série de posts  que preparamos para vocês! Se você for um leitor assíduo do nosso blog e comprometido com o aprendizado, você sairá, após este ciclo de leitura, especialista no assunto.

Falar de tecido não é uma tarefa muito fácil! É necessário pensarmos nos materiais têxteis que eles possuem e quais as propriedades que cada atributo agrega ao tecido, tais como: flexibilidade e resistência. São exatamente esses materiais que deverão ser analisados no momento em que você definirá qual tecido utilizará nos uniformes de seus colaboradores. Este conjunto de aspectos, aliado às características peculiares de cada tipo de ligação dos tecidos, espaçamento de fios, e propriedades utilizadas na composição dos fios, é que determinará exatamente a personalidade de cada tecido.

Os avanços na tecnologia dos fios são variados. A mistura de diferentes fibras, cada qual com suas propriedades, oferecem ao usuário uma gama muito grande de opções. Foi pesquisando, que descobri como é importante e necessário entender o conceito das fibras e tecidos, quando o assunto é uniforme. Estes critérios são relevantes na concepção do projeto dos uniformes para o trabalho, pois são as características destes tecidos que determinam o conforto, a maior durabilidade, melhor flexibilidade, entre outras características importantes, e que devem ser consideradas no desenvolvimento dos uniformes.

Vamos nos aprofundar no assunto?

Estudos definem a fibra como insumo básico da atividade têxtil, ela pode ser natural (vegetal, animal, ou mineral) ou química (artificial ou sintético), cujas características de flexibilidade, suavidade, capacidade de isolamento térmico e de absorção, elasticidade, resistência e alongamento são o que as tornam aptas às aplicações têxteis.

 

 

 

uniformes

 

uniformes

uniformes

As fibras sintéticas utilizadas na confecção dos uniformes profissionais são dos mais variados tipos, dentre os quais, os mais conhecidos são, o nylon e o poliéster. Elas são as escolhidas em detrimento das demais pelo fato de ter características ou propriedades significativamente atraentes para a utilização no processo industrial, tais como leveza, rápida secagem, fácil lavagem e tingimento, elasticidade e resistência.

Agora que já somos especialistas em fibras naturais e químicas, precisamos saber quais devemos utilizar nos uniformes e porque!

A Fibra de algodão tem como características principais atribuir conforto, leveza, toque macio e flexibilidade para os uniformes. Em contrapartida, ela tem percentual de encolhimento e amarrotamento relativamente grande, além de ser suscetível ao ataque de fungos.

O Nylon tem como principais vantagens a durabilidade, o atributo antirruga, não encolhe e nem deforma e tem resistência às traças, aos fungos, além de ser de fácil tratamento, secar rapidamente, e ter tendência de repelir líquidos. Seus pontos fracos ficam por conta do baixo conforto térmico, baixa resistência para temperaturas elevadas e pelo fato de não suportar produtos químicos.

O poliéster, assim como o nylon, tem boa durabilidade, atributo antirruga, e pode receber tratamento para não encolher. Além disso, ele tem boa elasticidade e resiste à maior parte dos produtos químicos. Ele seca rapidamente, mas tem toque áspero, conforto térmico ruim e tendência ao pilling, as indesejadas bolinhas.

Se você leu até aqui Parabéns! Você com certeza já está quase pronto para decidir qual o melhor tecido para seus uniformes!

uniformeAgora que já falamos das fibras e de suas características, precisamos entender como a união delas dão origem à diferentes tecidos.

Você sabe o que é urdume e trama? Pois é, para entender um pouco mais precisei pesquisar para trazer uma matéria completa para você!

O tecimento é uma das artes mais antigas. Assim como outras artes evoluiram, o tecimento também evoluiu. Hoje, vemos grandes modificações e melhoramentos na tecnologia dos fios.

Você deve estar se perguntando, mas para que vou precisar saber disso? Desculpe, já vou concluir. É que um fio de tecido é composto de filamentos na horizontal (trama) e vertical (urdume). Esses filamentos entrecruzados formam o tecido. A maneira como eles são estruturados, e a composição dos fios nele utilizado, é exatamente o que ditara as características do tecido.

A estrutura do tecido, que podem ser diversas, e mais adiante falaremos um pouco de cada uma delas, é feita através do entrelaçamento, que é a passagem de um ou vários fios de urdume por cima ou por baixo de um ou vários fios de trama.

Ufa! Você já pode se considerar um especialista em tecido. Agora só precisa entender como cada estrutura diferente de tecido pode atribuir determinada característica para seu uniforme.

No próximo post iniciaremos com a estrutura tela, que é a utilizada para tecidos finos de camisas sociais. Não percam!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BACK