Fale conosco: (11) 4012-4680
Feira Serigrafia

Aplicação serigráfica nos uniformes profissionais

Quem participou da 24º Serigrafia Sign Future Textil, realizada de 6 a 9 de maio, em São Paulo, pode conhecer muitas novidades e novas tecnologias para aplicação de logotipos em uniformes profissionais. A feira é considerada uma das mais importantes do setor de serigrafia, comunicação visual, sinalização, sublimação, impressão digital e têxtil, materiais promocionais, brindes e personalização.

Realizada no Pavilhão Anhembi, a feira contou com a participação de 40.000 visitantes e  650 empresas expositoras, e a iDW Uniformes Profissionais não podia ficar de fora. Nossa equipe esteve lá para conferir de perto as novas tecnologias para os uniformes profissionais.

A grande novidade da feira para o mercado de uniformes foi o lançamento das tecnologias para a sublimação. Desde tintas para diferentes aplicações, que permitem desde grandes impressões para uniformes operacionais, até pequenos desenhos com definições surpreendentes para uniformes sociais mais sofisticados, passando por papéis específicos que permitem diferentes texturas, e máquinas e equipamentos de última geração, o que mais nos chamou atenção foi a diversidade de produtos lançados para a impressão sublimática.

Estivemos no estande da  F1 Suprimentos, empresa com foco no segmento de personalização e impressão, e conversamos com  Juliana Gialorenço, representante da F1 que nos apresentou em detalhes as vantagens da sublimação!

uniformes
Estande F1 Suprimentos

 

Veja a seguir nosso bate papo na integra:

O que vem a ser a impressão por sublimação?

Juliana Gialorenço – A sublimação nada mais é do que a transferência da tinta sublimática para o tecido 100% poliéster. A aplicação é feita através da termo transferência, que acontece quando o papel tratado impresso com tinta sublimática entra em contato com o tecido branco na prensa térmica a uma temperatura de 170 graus por 90 segundos.

Qual a diferença entre o transfer serigráfico, silk e transfer sublimático?

JG – O silk e o transfer são utlizados em tecidos de algodão e a sublimação é utilizada em tecidos 100 % poliéster. Quanto menos porcentagem de poliéster no tecido mais lavada fica a imagem. É como se ela estivesse desbotada. Ainda assim, é possível a sublimação no algodão, levando em conta a presença de poliéster: quanto maior a composição, melhor o resultado das cores.

Nos tecidos de algodão utilizamos o transfer com tinta pigmentada ou então as máquinas de impressão direta, que fazem o tingimento direto no tecido, mas somente em uma área localizada. Não se faz o tingimento no tecido todo, porque ele fica plastificado, com toque, que é a expressão técnica utilizada para definir as impressões por transfer serigráfico.

Já sabemos que a vida útil da aplicação em tecido sintético se estende até a vida útil do tecido. E no caso do tecido 100 % algodão temos algum comparativo?

JG – O algodão, por ele ficar com a imagem plastificada, ao decorrer do tempo, após muitas lavagens, ele vai rachando e saindo as pontinhas, já a sublimação não, ela incorpora no tecido.

 

Teoricamente sabemos que o processo de aplicação da sublimação é o mesmo do transfer, portanto qual a grande diferença que faz com que a sublimação seja mais durável que o transfer?

JG – O transfer é diferente, pois ele usa uma tinta diferente. É uma tinta pigmentada ou têxtil. Já a sublimação é uma tinta sublimática para tecido poliéster.

O transfer de algodão não é durável, porque ela utiliza uma película enquanto que a sublimação utiliza a resina para que a tinta do papel seja transferida totalmente para o tecido.

 

Existe diferença nos equipamentos para impressão em tecidos sintéticos ou 100% algodão? Se sim, quais são?

JG – SimNa sublimação é a tinta sublimática que usa o transfer sublimático. Alguns clientes utilizam o papel sulfite para fazer a transferência, e o papel sulfite não transfere toda a tinta para o tecido. Neste caso, para ter uma boa qualidade na sublimação, o indicado é que se utilize um transfer com a resina, um transfer sublimático, próprio para tinta sublimática.  E no caso do algodão o ideal é que se utilize a tinta pigmentada para impressão no transfer ou a tinta têxtil para impressão direta no tecido.

 

O que vem a ser o termo transfer?

JG – O Termo transfer é aplicado tanto no tecido poliéster quanto no tecido de algodão e, também é uma novidade no mercado, pois tem uma boa qualidade e não deixa a peça com toque, aquela pontinha para fora.

O papel de transferência impresso é colocado na prensa térmica á 170º por 90” junto com o tecido. A grande diferença é que no termo transfer são utilizados papeis especiais para conseguir texturas diferentes.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

BACK