Qual o tecido ideal para os uniformes profissionais?
No post anterior falamos sobre a armação tela e suas aplicações para os uniformes profissionais! Mas ela não é a única estrutura de tecidos para uniformes, dentre elas temos também o artigo Maquinetado.
Os artigos Maquinetados são aqueles que possuem quaisquer outras armações que não sejam Tela. Cada tipo costuma receber um nome específico como Sarja (ou diagonal); oxford; cetim; jaquard; fustão entre outras.
Como para nós o que importa são as estruturas de tecidos utilizados em uniformes profissionais, vamos falar hoje sobre a estrutura Sarja. O ligamento sarja é o segundo ligamento fundamental para os uniformes profissionais. Sua estrutura possui repetição mínima de três fios de urdume e trama e distingue-se por sua diagonal bem definida, que possibilita um aspecto em ziguezague, conhecido por espinha-de-peixe. Essas estrias fortalecem o tecido atribuindo assim maleabilidade e resistência aos uniformes.
O tecido em ligamento sarja é frequentemente mais firme do que o tecido em ligamento tela. Eles podem ter composições de fibras naturais e sintéticas. Os de fibras naturais apresentam grande capacidade de absorção de suor, proporcionando conforto e agradável sensação térmica ao usuário de uniformes profissionais e tem menos tendência a se sujar do que os tecidos em estrutura Tela, apesar de ser de lavagem mais difícil. Já os tecidos de fibras sintéticas possuem maior durabilidade ao tecido, resistência ao desbote nas lavagens, e repelência a sujeira, mas em contrapartida ele não apresenta o mesmo conforto térmico do que os tecidos de fibras naturais.
Uma característica peculiar para os tecidos de estrutura sarja é que eles podem ser confeccionados tanto em gramatura pesada (3X1), tornando-os mais durável e resistente ao atrito, rasgos e amassados, e também com gramatura mais leve (2X1), deixando-o mais respirável e confortável ao uso.
Sabendo de tudo isso, o que deve se levar em conta para a melhor escolha do tecido é conhecer o ambiente onde o seu colaborador esta inserido. Neste caso a regra aplicada continua a mesma! Para maior durabilidade fibras sintéticas e para melhor conforto as fibras naturais.
Neste artigo, você aprendeu como escolher o melhor tecido para os uniformes de seus colaboradores.
Tenha uma boa leitura.
Se você gostou das dicas, continue lendo nossos posts. Ah e não esqueça: Agora é a melhor hora para você compartilhar com seus colegas de trabalho.
Pensou em uniformes, Pensou iDW.