Conforme prometido, vamos iniciar nossa discussão sobre as diversas estruturas de tecidos para uniformes sociais através da armação tela!
No post anterior falamos sobre o conceito de fibras têxteis e suas classificações, sendo ela natural ou química.Vimos também as características vantagens e desvantagens, e as aplicações de cada uma delas nos uniformes. Hoje portanto, como já conhecemos as fibras, estamos prontos para descobrir como o ligamento delas formam os diferentes tecidos.
Como já vimos, uma das mais antigas formas de trabalho humano são a fiação e a tecelagem, que através do entrelaçamento de um conjunto de fios de urdume com outro conjunto de fios de trama formam o tecido. Mas não existe somente uma forma de construir este entrelaçamento! Muito pelo contrário, são várias. E como nossa intenção é que você se torne especialista no assunto, vamos abordar as estruturas mais utilizadas nos uniformes sociais.
Os ligamentos têxteis podem ser definidos pelas sequências de evoluções que os fios de urdume efetuam em relação aos fios de trama. Os diversos ligamentos possíveis dão forma a estruturas diferentes de tecidos. Cada estrutura por sua vez, determina um diferente aspecto visual para o tecido, mas não é só isso! Características físicas dos tecidos e atributos como flexibilidade, toque, resistência ao esgarçamento e à abrasão e caimento também são variáveis determinadas pelas estruturas e composições de cada tecido.
A armação TELA, por exemplo, também conhecida como TAFETA, é a armação mais simples que se pode construir, pois necessita do menor número de fios de urdume e de trama para a obtenção de uma repetição completa. Sua repetição é conseguida alternando-se o levantamento dos fios impares e pares sobre as sucessivas tramas. Este ligamento é portanto, o que possibilita maior entrelaçamento do urdume com a trama, produzindo um tecido formado no direito e no avesso de 50% de urdume e 50% de trama. Por essa razão, a tela é o ligamento que provoca maior ondulação dos fios (maior contração durante o tecimento) e menor densidade dos elementos.
Os tecidos feitos nesta construção possuem, aspectos lisos, ligamentos simples, idênticos de ambos os lados, ou seja, não possuem lado avesso. Possuem ainda o máximo número de pontos de ligação que é responsável por elevada estabilidade do tecido. A estrutura Tela, com tais características, é utilizada para construção de tecidos mais leves e sofisticados, indicados para uniformes sociais femininos finos, como por exemplo camisetes e camisas personalizadas.
O que difere os tecidos de armação Tela, são a composição dos fios, a gramatura e a disposição em que eles estão estruturados. No último caso em especifico, é o que determina a aparência dos tecidos e a obtenção de efeitos variados, obtidos pela combinação de diferentes densidades, títulos, torções e cores de fios que os compões. Em resumo podemos dizer que são as diferentes combinações que determinam por exemplo se os tecidos serão listrados, fil a fil ou quadriculados, entre muitos outros.
Eles podem ser de diferentes gramaturas e composições, desde as fibras naturais (Algodão), passando pelas mais variadas misturas de fios sintéticos (poliéster/Elastano) com naturais, até chegar aos 100% sintéticos.
As camisas sociais na composição de fibras naturais são adequadas, por exemplo, para ambientes de clima quente facilitando a absorção da umidade. Já os tecidos mistos, com maior porcentagem de poliéster possuem baixo amarrotamento e facilidade de passar, oferecendo nobreza, conforto ao uso, melhor performance e resistência, sofisticação e elegância para os uniformes sociais.
No final das contas, o que determinará qual o melhor tecido para sua camisa social é o ambiente em que seus colaboradores estarão inseridos. Se a necessidade for por maior conforto, escolha sempre as composições com fibras naturais. Caso a necessidade seja a aparência de baixo amarrotamento, dê preferência aos tecidos sintéticos.
Lembre-se que a melhor equação é sempre aquela que atenda ao maior número de necessidades possíveis!
Você conhece alguém que adoraria receber essas dicas?
Então faça um favor para ela (e para mim) e compartilhe esse artigo.
Você pode compartilhá-lo no Facebook, Twitter, Google+ ou até mesmo copiar a URL desse artigo e enviar para quem precisa dele.
E, para finalizar, eu adoraria saber a sua opinião.
Deixe um comentário logo abaixo sobre o que você mais gostou nesse artigo, ou sobre alguma dica extra que você deseja compartilhar conosco ou até mesmo alguma crítica sobre esse texto.
Lembrem – se: Pensou em uniformes, pensou iDW Uniformes Customizados.
Até o próximo post!
Dom dia. Por gentileza ,gostaria de saber qual é o melhor tecido para uniformes de das funcionárias de um spa! É um salão de cabeleireiros q faz tinturas naturais ! O lugar não tem ar condicionado mas é bem aberto e arejado! Quero um uniforme confortável e bonito! Poderiam me ajudar? Estou na dúvida do tecido! Grata. Regina celi. Meu e-mail. rerborges@ig.com.br
Olá Regina! A escolha do tecido é sempre um dilema, não é mesmo? O importante é sabermos o que pretendemos no desenvolvimento do projeto de uniformização. No seu caso, como você mencionou que não tem problema com o conforto térmico (calor), acredito que você possa utilizar um tecido com uma porcentagem maior de fibras sintéticas, pois eles são mais fáceis de lavar, desbotam menos e repelem sujeira com maior facilidade. De qualquer forma, como existem várias opções disponíveis de tecidos workwear(tecidos feitos para o trabalho), é sempre importante ter o acompanhamento de um consultor para não errar!
Olá Boa Tarde! Por Gentileza, gostaria de saber qual tecido usar em uniforme social para uma banda de musica…gostaria de saber qual tecido usar pois o clima é quente e as apresentações geralmente são feitas ao ar livre. E então o que vc me recomenda?